A caminhada é um exercício do tipo aeróbico e é uma forma saudável de se exercitar, se sentir bem, construir hábitos saudáveis e mudar de vida!

Parece simples: colocar uma roupa confortável, um bom par de tênis, pegar uma garrafinha de água, colocar óculos de sol, boné ou viseira e sair por aí, caminhando.

E, sabe, se parece simples, é porque realmente é.

Mas a caminhada esconde segredos incríveis que podemos, juntos, desbravar.

Vem! Você vai adorar saber como viver uma vida mais feliz e mais saudável!

Mas antes… vem cá: você já parou para pensar quais são as diferenças entre caminhar e andar e o porquê o ato de andar para fazer compras no mercado, por exemplo, não funciona como exercício físico?

As diferenças entre caminhada e andar

Andar

Andar é o ato de movimentar-se de forma relaxada, de um lado para o outro, e de forma nem sempre contínua.

É o que você faz quando está fazendo compras no mercado, passeando pelo shopping enquanto decide o que vai almoçar ou enquanto está limpando a sua casa.

É também o que você precisa fazer enquanto vai da sua casa até o ponto de ônibus e do ponto de ônibus até o seu trabalho, mesmo que seja por um longo trajeto.

Mesmo que seja por uma longa distância, não podemos classificar isso como caminhada porque não é um ato contínuo ou mesmo um tempo disponível para você se exercitar.

É frequentemente interrompido por semáforos, por outros transeuntes, por momentos que você precisará desacelerar, acelerar para atravessar a rua e assim por diante.

Dessa forma, embora seja válido como um momento de movimento, de despertar físico, não é, necessariamente, exercício físico.

E o que é a caminhada?

Caminhada

É um momento em que você se prepara para a prática de exercícios, com passos mais acelerados, com vestimenta, calçado e, sobretudo, ambiente adequados.

Ritmo, aceleração e espaço devem ser levados em consideração na hora de praticar o exercício para que lesões sejam evitadas e para que o seu corpo possa obter o maior aproveitamento possível da atividade física.

Assim, para começar a caminhar, vale muito a pena buscar uma praça ou parque que possibilite que você possa praticar seu exercício de forma segura e sem interrupções, em um trajeto sem muitas variações.

Isso vai fazer com que seu corpo possa tirar todo proveito possível do momento da prática de atividade física, uma vez que você vai poder controlar melhor o ritmo da passada, a aceleração e vai poder manter o ritmo, tanto da sua respiração quanto da própria caminhada.

Conheça 11 Benefícios Incríveis Que Você Pode Obter Caminhando

Caminhada
  1. Caminhar fortalece o coração porque regulariza o ritmo cardíaco. Assim, reduz o risco de doenças cardiovasculares, como tromboses, infartes e AVCs.
  2. Faz com que a taxa do colesterol ruim, o LDL, reduza, enquanto aumenta a taxa do colesterol bom, que é o LDL.
  3. Caminhar controla a pressão arterial, sendo uma importante aliada no combate contra a hipertensão. Para quem tem, ajuda a tratar. Para quem não tem, ajuda a prevenir.
  4. Quem caminha tem um risco diminuído de ter câncer de mama e do colo do útero por conta do fortalecimento da imunidade que o exercício físico proporciona. Segundo dados do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, de 2018, 12% de todas as mortes provocadas pelo câncer de mama poderiam ser evitadas através da prática de exercício físico regular.
  5. A prática de atividade física regular estimula e muito a circulação sanguínea, ao passo que aumenta a nossa imunidade. Isso faz com que nós nos tornemos mais resistentes a doenças virais ou bacterianas.
  6. Há também uma forte correlação entre o controle e a prevenção do diabetes e a prática de exercícios físicos de forma regular. Isso se dá porque durante a prática de atividade física nosso corpo produz mais insulina e, por conta da circulação aumentada, acabamos por fazer com que ela seja transportada mais rapidamente para o interior das células. Assim, também se dá de forma mais eficaz o controle glicêmico.
  7. A prática regular de exercício físico pode refrear o Alzheimer e impedir seu desenvolvimento graças à produção da irisina, que é um hormônio capaz de reduzir o déficit de memória e de melhorar a capacidade cognitiva de quem já é portador da doença.
  8. Como a circulação sanguínea aumenta durante a prática da atividade física, as dores, o cansaço nas pernas e o inchaço é diminuído, sendo um grande alívio para as pessoas que tem varizes, além de ser uma importante forma de prevenir tromboses.
  9. Para quem lida com aquela preguicinha matinal, caminhar logo pela manhã dá mais ânimo, mais agilidade e muito mais disposição para lidar com todas as demandas que surgem com o novo dia, graças à descarga de endorfina que o corpo recebe com o prazer que fazer uma atividade física proporciona.
  10. Justamente por causa da descarga hormonal que a atividade física provoca, temos uma grande redução de estresse, tratamos nosso quadro de depressão e até mesmo de ansiedade.
  11. Fortalece os ossos, como os dos joelhos e os dos tornozelos, porque, como eles estão ligados aos tendões e aos músculos, ao fazer o fortalecimento acabamos por evitar fraturas e lesões que podem comprometer nossa qualidade de vida.

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